A ação 'Povo Pergunta', realizada pela Super Rádio Tupi com apoio da Câmara Municipal do Rio, está de volta às ruas da cidade para ouvir dúvidas, sugestões e atender demandas da população carioca. Durante o evento, as perguntas feitas pelos cidadãos são respondidas pelos parlamentares presentes, além de serem veiculadas na programação da rádio.
Nesta terça-feira (03/12), na abertura da segunda edição, o púlpito da Rádio Tupi esteve presente na Praça Tião Belo, em frente à comunidade do Dona Marta, em Botafogo, das 9h às 16h. Para o vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Câmara, a ação é essencial para promover a interação entre a ""Casa do Povo"" e os cidadãos:
""O que a população traz para nós, parlamentares, são suas realidades e as consequências das legislações aprovadas na Câmara. A partir desse canal de comunicação, conseguimos absorver as demandas da sociedade, responder suas dúvidas e, ao mesmo tempo, divulgar informações para o restante dos cidadãos. O que esperamos é que essa interação com a população cresça cada vez mais", afirmou o presidente do parlamento municipal.
Entre os temas abordados pela população, acessibilidade e saúde pública se destacaram. O presidente Carlo Caiado respondeu ao morador de Botafogo, Antônio Carlos Campos, sobre a acessibilidade das calçadas do bairro. O parlamentar explicou que essa questão está relacionada ao constante diálogo entre a Câmara e o Poder Executivo, e a ideia de um "choque de cidadania" abordada pela Prefeitura, que engloba a fiscalização desses pavimentos.
""A Câmara Municipal aprovou uma lei que aumenta a multa para as concessionárias que realizam intervenções nas calçadas e não fazem os reparos adequadamente", disse o vereador Carlo Caiado, destacando a atuação do parlamento diante dessa demanda.
Já Neuza Tolardo relatou longa espera nas filas para cirurgias no Sistema de Regulação (SISREG). Em resposta, a vereadora Monica Cunha (PSOL) reafirmou o compromisso da Casa Legislativa com a população e explicou o papel das Comissões Legislativas, como a Comissão de Higiene, Saúde e Bem-Estar Social, responsável pelas demandas de saúde na cidade.
A parlamentar reforçou a importância de esclarecer e acolher as demandas, enfatizando que o legislador deve ser uma referência: "Se fomos eleitos pelo povo, é justo estarmos nas ruas conversando com o povo. A Câmara Municipal do Rio está lá, mas muitas vezes as pessoas não conhecem o que ela oferece nem o que faz pela cidade. Por isso, estar nas ruas, face a face com o povo, é essencial", afirmou.
Mãe de uma criança pré-escolar, Cirlene Alves relatou dificuldades no processo de matrícula em creches. A vereadora Thais Ferreira (PSOL) afirmou que muitas famílias enfrentam esse mesmo problema, e destacou que a Coordenadoria Regional de Educação deve ser acionada para o atendimento e garantia da matrícula:
""Podemos facilitar o atendimento para você, ou seja, fornecer o endereço da Coordenadoria Regional de Educação e o contato adequado para que você não deixe de efetuar a matrícula dentro do prazo e consiga prioridade"", complementou a parlamentar.
Serviço | "O Povo Pergunta""
- Quarta-feira (04/12)
08h30 às 11h: Largo do Machado
Endereço: Estação Largo do Machado - Saída A
12h30 às 15h: Calçadão do Méier
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170. - Quinta-feira (05/12)
08h30 às 11h: Alvorada
Endereço: Avenida das Américas, 085
12h30 às 15h: Calçadão de Campo Grande
Endereço: Rua Coronel Agostinho, 142.