Entretenimento

728x90 - ALERJ JULHO

ACERVO RARO: PALÁCIO TIRADENTES RECEBE EXPOSIÇÃO ARTE TRIBAL AFRICANA

Obras foram criadas por civilizações do continente africano entre os séculos XVII e XX.

Por Redacao 11/07/2024 às 11:36:57

Foto; Divulgação Alerj

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebe a exposição "Arte Tribal Africana" do escritor e colecionador Maciel de Aguiar. A mostra será aberta ao público nesta segunda-feira (15/07), às 11h, e ficará em cartaz até o dia 09/08.

A exposição conta com cerca de 100 obras raras, criadas por civilizações do continente africano entre os séculos XVII e XX. Elas fazem parte do acervo de quase quatro mil peças do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, localizado na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A exposição propõe uma imersão nesta milenar cultura, que influencia o Brasil e o mundo.

Os visitantes que forem ao Palácio Tiradentes também poderão conhecer a exposição "Contra a violência racial: Africanidades", que ocupa os corredores do terceiro andar do edifício. A mostra fotográfica é fruto do projeto de mesmo nome realizado no CIEP 201 Aarão Steinbruch, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com o objetivo de combater a violência racial na escola.

"É de grande representatividade inaugurar essa mostra na Alerj, a Casa do Povo. As peças raras que compõem este acervo contam parte da história do continente africano, reconhecendo sua importância, riqueza cultural e contribuição para a constituição da civilização brasileira", celebra o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União).

ÁfricaBrasil Museu Intercontinental

Instalado no Porto de São Mateus, ao norte do estado do Espírito Santo, o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental nasceu da orientação intelectual do antropólogo Darcy Ribeiro, que defendia a criação de um espaço que pudesse congregar e difundir a arte tribal africana e estudar o processo escravocrata em nosso País. Foi criado e gerido com recursos privados, após 35 anos de pesquisa, doação de colecionadores e de estudiosos.

Segundo o colecionador Aguiar, compreende-se, mesmo os que possuem o mínimo de entendimento da História Universal, que a milenar África não apenas cedeu a força muscular de mulheres e homens levados de suas tribos para construir a riqueza de várias nações, mas também para uma gama de conhecimentos, tradições e culturas que compõem o extraordinário legado de um povo tolerante, inventivo e criativo.

Serviço

Exposição Arte Tribal Africana

Data: de 15/07 a 09/08
Horário: das 10h às 17h (de segunda a sexta-feira)
Local: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março S/N - Praça XV – Centro.

OBS: O acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n- atrás do palácio.


Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Sobre a realização de megashows na Praia de Copacabana?